Esperem uma programação à lá Amplificasom: eclética, ambiciosa e aventureira. Esperem uma experiência, um fim-de-semana diferente e especial. Seremos uma família de apaixonados unidos pelo que realmente interessa: a arte.
Após uma bem-sucedida primeira edição que juntou bandas como os Godflesh, Bardo Pond, Jesu ou Acid Mothers Temple, filmes como o “Blood Sweat & Vinyl” ou a exposição de Seldon Hunt, o AMPLIFEST está de volta! O evento, dedicado e pensado para todos os melómanos, terá lugar nos dias 26 de Outubro no lendário Passos Manuel e 27 e 28 em todo o espaço do icónico Hard Club (Sala 1, Sala 2 e Mainfloor). Esperem uma programação à lá Amplificasom: eclética, ambiciosa e aventureira. Esperem uma experiência, um fim-de-semana diferente e especial. Seremos uma família de apaixonados unidos pelo que realmente interessa: a arte.
Lineup:
GODSPEED YOU! BLACK EMPEROR Godspeed You! Black Emperor é um nome que dispensa apresentações. Eles estão para o post-rock como os Pink Floyd estão para tudo o que é trip e os Sabbath estão para tudo o que é metal. Melhor, os Godspeed You! Black Emperor estão para a música como o homem está para o seu par – em direcção ao que ainda está por imaginar, todos a remar contra a mesma maré decadente. Este colectivo, nascido no coração de Montreal, no Canadá, surge dessa mesma decadência urbana que nos deprime a todos, e é nessa perdição que se inspiram para exaltar o melhor que há em nós: a capacidade de, juntos, sermos quem quisermos, até os Godspeed You! Black Emperor; de, juntos, equilibrarmos o mais etéreo e dronesco com o mais intenso dos crescendos e o mais pesado dos riffs. Mesmo que se tenham despedido dos discos de originais há uma década, coroando a sua discografia com uma obra-prima produzida por Steve Albini (quem mais?) intitulada Yanqui U.X.O., os Godspeed You! Black Emperor elevaram o rock instrumental a um patamar inalcançável ao mero humano, solitário. O seu regresso aos palcos foi, simplesmente, uma das melhores notícias dos últimos anos e a sua passagem por Portugal, uma vez mais e passados anos suficientes para já não haver memória de tal ter acontecido anteriormente, é um dos momentos mais importantes para o panorama musical do nosso pequeno canto da Europa e, claro, um dos pontos altos da Amplificasom. É com orgulho que dizemos, curto e grosso, que os Godspeed You! Black Emperor começam a sua próxima digressão europeia no Porto, no nosso Amplifest.
BOHREN & DER CLUB OF GORE Há vinte anos em actividade os Bohren & Der Club of Gore são o oposto do que se poderia esperar que uma banda com membros vindos do hardcore e do metal fosse. São ambientais, jazzísticos, oceânicos na sua acalmia alucinada. Acima de tudo, têm o selo de aprovação de Mike Patton – uma das poucas bandas que, aliás, se pode dizer que conta com esse selo a dobrar. Não só editaram os últimos dois e belos discos, Dolores e Beileid, via Ipecac, editora do vocalista de Faith No More, como Patton participou, mesmo, numa das canções do álbum mais recente da banda alemã, dando voz à cover Catch My Heart. Os Bohren & Der Club of Gore editam desde 1994 e contam com sete registos de longa-duração na sua discografia, cinco dos quais lançados a partir de 2000. A banda está agora no seu período de maior intensidade e, mesmo assim, não actuam mais do que uma dezena de vezes por ano. O concerto no Amplifest, que será estreia em Portugal e acontecerá no Hard Club, será algo tão raro quanto precioso.
AMENRA Vindos de uma Bélgica em clara explosão no panorama da música extrema, os Amenra são a nova confirmação para o Amplifest’12, dando continuidade ao legado da flandres deixado por um esmagador concerto de Rise and Fall. Os Amenra não são, de forma alguma, novatos nestas andanças e já contam com mais de uma década de estrada. Uma década iniciada em 1999 e com direito a fazer-se a pergunta “o que lhes fizeram os Neurosis?”. Que não restem dúvida: os álbuns de longa-duração Mass, cujo quinto volume será lançado este ano via Neurot, provam que o hardcore é uma das melhores escolas artísticas das últimas duas décadas, seja qual for a forma que os seus frutos assumam à posteriori. Nos Amenra, a forma é dura, rochosa e monolítica. Não se espera menos do que isso.
UFOMAMMUT Os italianos Ufomammut são um dos mais sérios casos de ascensão astronómica. Não só porque o seu crescimento, constante, os levou exactamente para onde eles tinham de ir – à editora dos Neurosis, a Neurot Recordings –, mas porque se reflectiu na força dos seus riffs. Eve foi o coroar de um percurso lento por parte do trio, seguindo-se à primeira confirmação do inegável seu talento, o disco Idolum, de 2008. Este ano foi lançada a primeira parte de Oro, o registo mais arrojado dos italianos, ultrapassando em muito a megalomania do seu sucessor de 2010, com uma faixa de duração suficiente para não caber num registo singular. À moda da Dopesmoker dos Sleep, e fugindo do stoner pelos trilhos da música pesada ainda por percorrer, Oro: Opus Primum é só a primeira parte de uma música que será editada em duas partes distintas as quais serão apresentadas no Amplifest’12. O Hard Club do Porto aguarda-os.
SIX ORGANS OF ADMITTANCE Ben Chasny é um nome incontornável. Mais precisamente, é alguém impossível de categorizar, dadas as suas vastas contribuições para a música. Desde os Comets on Fire, a passar por colaborações que já devem ir nas dezenas, o norte-americano deixou o seu condão pela música moderna como uma marca que está prevista a ficar mais forte com o passar do tempo. Até porque, com o passar do tempo, Six Organs of Admittance, o seu projecto principal e a solo, vai crescendo, abraçando mais sonoridades e ficando cada vez melhor. Chasny, o guitarrista, o compositor, o músico, é um organismo vivo a observar na biosfera musical. Six Organs of Admittance é o projecto mais fértil com o cunho do compositor norte-americano, e, por isso, o mais versátil. Sob a sua égide está do psicadélico mais alucinado ao folk mais directo e, no mês de Agosto, pode-se contar com um regresso ao rock duro com Ascent, o novo álbum. Prestes a ser editado pelo selo da Drag City, o sucessor de Asleep on the Floodplain promete ser uma força demovedora, capaz de quebrar as montanhas mais duras e a concentração do filósofo mais disciplinado. É, de resto, com esse novo registo e sob o formato trio que Six Organs of Admittance se vai apresentar no Hard Club do Porto a propósito da segunda edição do Amplifest. Dispensam-se sapatos com sola aderente – a ideia é que todos possamos voar com Chasny.
WHITE HILLS Para alguns, o rock é uma questão de distorções, para outros de força e groove. Para os White Hills, resume-se a miragens psicotrópicas, induzidas por convivências desérticas. Precisamente como aquilo a que o stoner norte-americano nos tem habituado. A abrir pelo asfalto e a editar regularmente desde 2007, mas no activo desde o início da década de 2000, a dupla assina pela Thrill Jockey em não se coíbe de lançar quantos discos forem precisos para pôr toda a triparia cá fora. Com uma média sólida de lançamento a atingir quase dois discos por ano, o trabalho dos White Hills é tão difícil de acompanhar em casa, quanto ao vivo; contudo, os descontos em quilómetros acumulam-se e, feitas as contas, a experiência compensa. Será a viagem pela propulsão sónica de guitarras. Depois de uma passagem pelo Roadburn de 2011 a chegar ao nível de mítica (e a ter direito, inclusivamente, a ser editada), Dave W e Ego Sensation já devem estar a preparar os pedais de fuzz para derreter caras no Porto. Na calha, trazem o mais recente Frying on this Rock, lançado durante este ano. Cinco músicas sempre a abrir, quentes como os grooves de Funkadelic e à deriva como Hawkwind.
Lesser-Used Languages: Português
Amplifest 2012
It’ll be nothing but an eclectic and ambitions line-up. Expect a different and very special weekend. We’ll be a family working together for the sake of what we really care about: art.
Amplifest is back! After a very well-succeeded first edition with bands as Godflesh, Bardo Pond, Jesu or Acid Mothers Temple, films as “Blood, Sweat & Vinyl” or a Seldon Hunt exhibition, we’re doing the whole roundabout again. Dedicated to all the music lovers, AMPLIFEST will take place on October 26th at the legendary Passos Manuel and 27th and 28th all over the iconic Hard Club (Sala 1, Sala 2 and Mainfloor). It’ll be nothing but an eclectic and ambitions line-up. Expect a different and very special weekend. We’ll be a family working together for the sake of what we really care about: art.
Lineup:
GODSPEED YOU! BLACK EMPEROR Decades of art rock and progressive efforts tried to achieve the perfect balance between classical music and rock, but it took a bunch of punks from Montreal to actually nail it. Yeah, we’re talking about Godspeed You! Black Emperor, the absolute outfit for every good post-rock, or plain music fan. Right from the start, the Quebec based band made way for their haunting, epic, and hipnotic sound, just to capitalize it with a masterpiece. Yanqui U.X.O., recorded by Steve Albini, is the dream of many academic musicians coming to life. It being done by some humble punks who just wanted some action is just pure poetry working.Truth be told, Godspeed You! Black Emperor is all about poetical statements and full hearted impossible dreams. Watching them live is to gaze a group of ordinary people doing the extraordinary – because they do it together. So, together we shall share this special moment at Amplifest, next October. Next fall, Godspeed You! Black Emperor will start their next european tour in Porto, Portugal, headlining the second round of Amplifest.
BOHREN & DER CLUB OF GORE Bohren & Der Club of Gore have special king of magic in their tunes that just make you daydream, slowly and beatifuly. Their drony kind of unique jazz makes them one of the most interesting bands around. And we’re pretty sure Mike Patton agrees with this, or he woudn’t have laid his finger on Bohren’s last record. Yeah, you can mark this: Patton actually sang in the cover song Catch My Heart. Altough it took them circa 17 years to get to Patton’s own label Ipecac, it took them two decades since Bohren & Der Club of Gore started playing to get them to Portugal. And with the last records, Dolores and Beileid, having the Ipecac quality mark the show in Porto’s Amplifest is at least promising. Bohren & Der Club of Gore have been around now since 1992. They’ve released seven full-lenght records, five of them since 2000. They’re now in full-power, which means they’ll surely leave you in a state of happy semi counscious. Be ready to explore your inner selves as you never did before.
AMENRA Amenra: a name to retain. Not that they’re newbies, nor anything. The Belgian post-metal outfit has been around for over a decade now, and they started right when it mattered for a whole new scene exploding. Amenra insurged as a band to follow not only by taking a part in a new Belgian scene, full of great bands such as Rise and Fall (who, by the way, played at Amplifest’11), but by making a name for themselves in the post-Neurosis era of extreme music. They’re currently working on their fifth full-lengh record to be released via Neurot, also the fifth to come under the title Mass. This just means Amenra will perform some killer new beats at Amplifest’12, the slowest and heaviest to date, so they say. Brace yourselves!
UFOMAMMUT Ufomammut never fall short. They actually aim for writing the longest and slowest kind of music. And, yes, they’ve never fall short. They first made an impression with the wrecking Idolum, nailing it again and in better fashion with Eve (2010), an epic almost one hour long mindblowing song/record. Just like the Sleep’s Dopesmoker taught them to do. Opus Primum, the first part of a long-enough-not-to-fit-in-a-record-or-a-CD-song called Oro, was released a few months ago just the get some of the best reviews of the genre. Ufomammut are still true doomsters, melting faces with slow riffs and headbanging their way around high frequencies. Thence the new record being released via Neurosis’ own label Neurot. An undeniable truth, to be seen at Amplifest’12, in Porto, Portugal. Ufomammut will play in a structurally prepared Hard Club for a wall-of-sound on wall-of-concrete fight. We already know the winner and we’re ok with it.
SIX ORGANS OF ADMITTANCE Ben Chasny is definitely one of the most prolific musicians of our times: besides releasing records with Comets on Fire and starting new collaborative projects every now and then, he has a steady solo career under the moniker of Six Organs of Admittance, a large umbrella for his endeavers and experiments on composition and guitar playing. Six Organs of Admittance is due to play at Amplifest’s Hard Club sessions as a trio. Releasing under Six Organs’ moniker since 1998, Chasny hasn’t stopped putting out new music every year, raising his bar with every record and every song. Each time, a new record is better than the other or just points to a complete different direction. Right now, Ben Chasny is preparing a new record, which he’ll bring to Porto. Ascent is expected to be a new powerful rock effort that will most likely lift your feet off the ground. Six Organs of Admittance is whatever Ben Chasny wants it to be. It could be a psychadelia nightmare, a hard rock trip, or a folk outfit. However, bad is something Chasny doesn’t do, so the best way to describe his music is just saying it is seriously awesome. And that’s the least to expect for Amplifest.
WHITE HILLS Everything about White Hills has this smell of something frying deep in their guitars and amplifiers. Thatʼs because theyʼre just fuzzing their way in the listenerʼs brain with their psyched-out grooved-in music, the perfect mix of Hawkind with some good olʼ Funkadelic. Dave W and Ego Sensation have been around for over a decade now, having released records steadily until 2007. They signed with Thrill Jockey and got into a frenzy of putting out over two new efforts a year. And theyʼve done that without dropping any kind of standards. Talk about herculean! After performing an acclaimed show at Roadburn 2011 (a show so good it got bootlegged), White Hills now return to Portugal, where theyʼll be playing at Amplifestʼ12. The north-american act will melt down some faces at the Hard Club shows, from the 26th to the 28th of October.
Old Admin control not available waiting new website
in the next days...
Please be patience.
It will be available as soon as possibile, thanks.
De Dieux /\ SuccoAcido