FITEI 2012 | 28 de Maio a 3 de Junho - Porto | 26 de Maio - Prólogo FITEI - Guimarães 2012 - Capital Europeia da Cultura
De 28 de Maio a 3 de Junho, o FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica está de volta para a sua 35 ª edição e traz ao Porto algumas das melhores propostas recentes do teatro nacional e internacional. Atento às problemáticas sociais e políticas da actualidade, bem como às intemporais formas de pensar o ser humano, o festival sublinha este ano a sua contemporaneidade.
A 26 de Maio, o FITEI passa um dia na Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura com a apresentação de três espectáculos: duas animações de rua vindas de Espanha e uma peça de espírito rebelde e comprometido proposta pela companhia paulista São Jorge de Variedades. O dia começa com os espanhóis Kinoa que vão transformar a rua numa “box” de Fórmula 1 de um qualquer autódromo imaginado. Os Xirriquiteula Teatre, de Espanha, apresentam uma ocupação de rua com “Girafes”. A terminar este Prólogo do FITEI em Guimarães 2012, a companhia São Jorge de Variedades, Brasil, leva ao palco do Espaço Oficina “Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer”. Nesta proposta, três actores, que agem como cómicos e lúcidos revolucionários, ocupam a rua, chamando, depois, os espectadores para o espaço íntimo da apresentação.
A 28 de Maio, às 21h30, no Mosteiro São Bento da Vitória, no Porto, acontece a abertura do 35ª edição do FITEI - Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica, com a apresentação da mais recente criação da companhia de teatro itinerante Footsbarn, “Indian Tempest (Tempestade Indiana)”, a partir do clássico de Shakespeare. O projecto cruza teatro, música e artes do circo, integra as dimensões da criação contemporânea com a intemporalidade dos clássicos e os mistérios dos ritos. O trabalho é o culminar de um processo de 3 meses de residência artística em Guimarães 2012 – Capital Europeia da Cultura.
Em estreia absoluta, destacam-se a produção própria do FITEI para esta edição – “Sinfonia Erasmus” (29 de Maio, 17h00, Estação de São Bento), realizada com a comunidade de estudantes de Erasmus da cidade e dirigida por Claire Binyon, a peça “As Intermitências da Morte” por Ítaca Teatro / Quinta Parede (30 + 31 de Maio, 21h30, TeCA), uma co-produção entre Itália e Portugal a partir do livro de José Saramago (projecto, texto dramático e dramaturgia de José Caldas), e o espectáculo “O Doente Imaginário”, da Ensemble (31 de Maio + 1 de Junho, 21h30, TNSJ), com encenação de Rogério de Carvalho.
Este ano, destaque para o espectáculo “Farfalle”, especialmente dirigido ao público infantil, onde os mais pequenos são convidados a participar. Criada pela companhia Teatro di Piazza o d'Occasione (Itália), a peça, além de ser apresentada no Porto, vai passar pelas extensões ao FITEI na Casa das Artes de Felgueiras, no Teatro Municipal de Faro, no Teatro Viriato em Viseu e no Teatro Municipal da Guarda.
A programação do Festival apresenta ainda os espectáculos “Soy La Outra (La Diva)”, de Alba Sarraute (29 de Maio, 22h00, Teatro Helena Sá e Costa), “Um Acto de Comunhão”, do Teatro Oficina (31 de Maio, 18h30, Teatro Helena Sá e Costa), “As Lágrimas Amargas de Petra von Kant”, pelo Teatro do Bolhão (1 de Junho, 21h30, Teatro do Bolhão), “Transports Exceptionnels”, pela Companhia Beau Geste (2 de Junho, 16h00, 3 de Junho, 19h30, Serralves em Festa), e “Petra, la Mujer Araña y el Puton de la Abeja Maya”, de Sol Picó (3 de Junho, 21h30, TeCA).
Extensões e paralelas
Esta edição do FITEI conta com várias extensões de norte a sul do País. Felgueiras, Faro, Viseu e Guarda acolhem a peça “Farfalle”. Em parceria com o Festival Imaginarius, no dia 27 de Maio a peça “Girafes” dos espanhóies Xirriquiteula Teatre será apresentada em Santa Maria da Feira. Integrado no Ciclo São Palco, projecto que conta com a parceria do FITEI, os brasileiros da Companhia São Jorge de Variedades apresentam “Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer”, a 29 de Maio no Teatrão - Oficina Municipal do Teatro, em Coimbra.
Como tem sido habitual, o FITEI apresenta um conjunto de actividades paralelas em complemento à programação de espectáculos. A 27 de Maio (Domingo), inauguram as exposições “Processo Criativo – Pacífica” (11h00, Fnac Santa Catarina) e “Atrás da Farsa”, de Susana Neves (16h00, Centro Português de Fotografia). Ainda no dia 27 (18h30, Auditório de Miragaia), é apresentado o filme “E não se Pode Exterminá-lo?”, de Solveig Nordlund e Jorge Silva Melo, integrado no ciclo de cinema “O Caso Solveig Nordlund na Cornucópia” que se prolonga para além do Festival. A 31 de Maio (19h30, Teatro Helena Sá e Costa), o autor Lautaro Vilo vai estar presente no FITEI para uma conversa sobre a peça “Um Acto de Comunhão”. As Instalações da UNICEPE acolhem a 31 de Maio (22h00), a palestra “El arte de esquivar la censura y la represión: Teatro y dictaduras del Cono de América del Sur”, orientada pelo chileno Mario Rojas, sobre o impacto da censura e da repressão nas artes cénicas na Argentina, Chile e Uruguai durante as ditaduras militares da segunda metade do século XX. Por último, a 1 de Junho (18h30, Fnac de Santa Catarina) é apresentado o livro “José Caldas – 40 anos de Teatro: Por um Teatro Popular a Partir da Infância”. O livro, apresentado por Alberto Serra, percorre as quatro décadas de carreira de José Caldas.
|