Embora carecendo ainda de um reconhecimento público alargado, Cornelius Cardew (1936-1981) é considerado um dos principais compositores que emergiram na segunda metade do século XX, tendo inspirado uma geração de compositores e músicos britânicos de vanguarda como Gavin Bryars, Brian Eno, Michael Nyman e Frederic Rzewski. A abordagem radical de Cardew à composição e a sua reflexão política sobre o estatuto da produção musical levaram-no, no final da década de 1960, a instigar uma das mais importantes tentativas de estabelecer as reivindicações democráticas da cultura de vanguarda com a fundação da Scratch Orchestra – um projecto que viria a questionar radicalmente as limitações sociais da arte e da música como domínios de conhecimento e experiência especializados. Em meados da década de 1970, Cardew decidiu renunciar ao seu trabalho como compositor de vanguarda e dedicar toda a sua energia à militância política. A exposição, que inclui abundante material de arquivo, será complementada e expandida através de um programa de concertos e performances que cobre toda a carreira de Cardew e leva ainda em consideração a influência e ressonância da sua prática na arte e na música contemporâneas de hoje. Num momento histórico em que é demasiado fácil ter uma atitude sentimental “relativamente aos bons velhos tempos de experimentação e acção”, como sugeriu uma recensão crítica recente sobre os escritos de Cardew, este projecto procura não só reconstituir a história de um dos mais influentes compositores da vanguarda do pós-guerra, mas também mostrar por que razão o exemplo de Cardew é necessário “para nos fazer sair da nossa complacência e do nosso desespero actuais”. Este projecto é organizado pela Culturgest em colaboração com o Centre d’Art Contemporain de Brétigny, que o iniciou e apresentou em 2009.
Lesser-Used Languages: Português
Cornelius Cardew and the freedom of listening
This exhibition traces the career of the English avant-garde composer Cornelius Cardew (1936-1981). It includes scores and vast archival material of the experimental performances developed by Cardew and the members of the Scratch Orchestra, which he co-founded in 1969, along with posters from the period following Cardew’s decision in the mid-1970s to renounce his work as an avant-garde composer and devote his energy to politics. The material in the exhibition will be complemented and expanded through a series of concerts and performances spanning Cardew’s career and will take into account the influence and resonance of his practice in contemporary art and music today.
Old Admin control not available waiting new website
in the next days...
Please be patience.
It will be available as soon as possibile, thanks.
De Dieux /\ SuccoAcido